Biometria facial detecta uso irregular de gratuidades em Marília
Presente em diversas cidades do país, a biometria facial, sistema que tira foto de passageiros com direito a descontos tarifários ou gratuidade quando passam pelas catracas, tem ajudado a combater uso indevido desses benefícios também em Marília, no Interior de São Paulo.
De acordo a TCGM – Transporte Coletivo Grande Marília, para aumentar a eficiência do sistema deve haver uma interação entre a bilhetagem e os equipamentos.
“Algumas empresas de ônibus registram um crescimento repentino na utilização de cartões de isento ou de estudante em diversas viagens em um único dia. A constatação indica que passageiros podem estar usufruindo destes direitos de forma irregular”,
Na mesma nota, a empresa explica o funcionamento do sistema.
A câmera do sistema tira fotos dos passageiros durante o embarque, sendo que apenas cartões com registro de benefícios previamente cadastrados terão as fotos armazenadas no sistema.
Quando o ônibus encerra seu turno, estas fotos são enviadas pelas redes Wifi da garagem para a datacenter da operadora, onde um software começa a fazer a análise automática das fotos dos passageiros que utilizaram os veículos durante o dia. Caso não confiram com as fotos previamente cadastradas, irão para uma segunda etapa de verificação – agora pessoal –, onde um funcionário fará a comparação final.
Na eventual confirmação de que realmente não se trata do dono do cartão, a operadora poderá aplicar as sanções cabíveis para cada caso, como, por exemplo, o bloqueio temporário do mesmo.