Controle de Acesso Controle de Benefícios Identificação de Fraudes Reconhecimento Facial 

Em cinco meses, Campinas registra 13,4 mil fraudes no uso do bilhete único

Campinas (SP) registrou 13,4 mil fraudes no uso do bilhete único em cinco meses. De acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento do município (Emdec), o sistema de biometria facial, implantado desde novembro em todos os ônibus da cidade, verifica se o usuário das categorias gratuito, idoso/deficiente, universitário e escolar é realmente o titular do cartão. Em caso de reincidência, o passageiro pode ter o benefício cancelado.

Segundo a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), dos 13,4 mil passageiros que foram flagrados com irregularidades pelo sistema de biometria facial de novembro a março, 6,4 mil não compareceram à sede da empresa para prestar esclarecimentos e tiveram o cartão cancelado. Os outros 7 mil foram liberados após assinar advertência.

O sistema constata na catraca, através de reconhecimento facial, se a foto que está no cadastro do bilhete único corresponde à mesma pessoa. Quando há diferença, a Emdec inicia a verificação para constatar a fraude. De acordo com o secretário de Transportes de Campinas, Carlos José Barreiro, a pasta envia uma carta na residência do usuário para ele comparecer à Transurc em dez dias.

“Primeiro acontece uma advertência de 30 dias e depois a suspensão definitiva. Se uma pessoa que não tem o direito de gratuidade usa esse benefício, ela está deixando de pagar a tarifa cheia e essa tarifa é uma receita do sistema que não é contabilizada. Isso acaba prejudicando os demais passageiros”, disse o titular da pasta.

A operadora de telemarketing Fernanda Nogueira criticou a postura dos passageiros que cometem as fraudes. “A gente vê isso todo dia. As pessoas aproveitam do idoso, que tem cartão de graça, para passar na catraca e não pagar. Precisa ter mesmo essa fiscalização porque é muito errado”, afirmou.

Fonte:http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/em-cinco-meses-campinas-registra-134-mil-fraudes-no-uso-do-bilhete-unico.ghtml

Share

Related posts