Em cinco meses, Campinas registra 13,4 mil fraudes no uso do bilhete único
Campinas (SP) registrou 13,4 mil fraudes no uso do bilhete único em cinco meses. De acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento do município (Emdec), o sistema de biometria facial, implantado desde novembro em todos os ônibus da cidade, verifica se o usuário das categorias gratuito, idoso/deficiente, universitário e escolar é realmente o titular do cartão. Em caso de reincidência, o passageiro pode ter o benefício cancelado.
Segundo a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), dos 13,4 mil passageiros que foram flagrados com irregularidades pelo sistema de biometria facial de novembro a março, 6,4 mil não compareceram à sede da empresa para prestar esclarecimentos e tiveram o cartão cancelado. Os outros 7 mil foram liberados após assinar advertência.
O sistema constata na catraca, através de reconhecimento facial, se a foto que está no cadastro do bilhete único corresponde à mesma pessoa. Quando há diferença, a Emdec inicia a verificação para constatar a fraude. De acordo com o secretário de Transportes de Campinas, Carlos José Barreiro, a pasta envia uma carta na residência do usuário para ele comparecer à Transurc em dez dias.
“Primeiro acontece uma advertência de 30 dias e depois a suspensão definitiva. Se uma pessoa que não tem o direito de gratuidade usa esse benefício, ela está deixando de pagar a tarifa cheia e essa tarifa é uma receita do sistema que não é contabilizada. Isso acaba prejudicando os demais passageiros”, disse o titular da pasta.
A operadora de telemarketing Fernanda Nogueira criticou a postura dos passageiros que cometem as fraudes. “A gente vê isso todo dia. As pessoas aproveitam do idoso, que tem cartão de graça, para passar na catraca e não pagar. Precisa ter mesmo essa fiscalização porque é muito errado”, afirmou.
Fonte:http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/em-cinco-meses-campinas-registra-134-mil-fraudes-no-uso-do-bilhete-unico.ghtml