2D Autenticação de Clientes Automação Controle de Benefícios Identificação de Clientes Identificação de Fraudes Privacidade Reconhecimento Facial Validação de Clientes Validação de Compras 

Mastercard lança cartão de crédito com sensor de impressões digitais e reconhecimento facial

Biometria substituirá senha no caso de uma compra em loja, por exemplo.

A Mastercard lançou nesta quinta-feira um cartão de crédito equipado com um sensor de impressões digitais. Segundo a empresa, trata-se da “nova geração de cartões biométricos”, que combinam a tecnologia do chip com a biometria para assegurar a identificação do consumidor no momento da compra. Na prática, a novidade pode substituir o código de segurança numérico.

Com a nova tecnologia, o dono do cartão de crédito, ao fazer uma compra numa loja, por exemplo, posiciona o dedo no sensor. A ferramenta só libera a transação depois de verificar sua impressão digital.

O novo cartão foi lançado depois de dois testes na África do Sul que a companhia julgou bem-sucedidos — um em parceria com a varejista Pick n Pay e outro com o Banco Absa Bank, empresa subsidiária da Barclays. A ferramenta continua em teste: nos próximos meses, deve ser avaliada em lojas da Europa e da Ásia.

O chefe de segurança da Mastercard, Ajay Bhalla, informou que o lançamento ajuda a “entregar conveniência e segurança por ser algo (a digital), segundo ele, que não pode ser roubado ou replicado”.

Basta ao titular do cartão registrar a vontade de usar a tecnologia em sua instituição financeira. A impressão digital registrada é convertida em um modelo digital criptografado, que é armazenado no cartão, então pronto para uso em qualquer terminal da EVM.

O cartão se parece com os convencionais. Mas, com o novo sistema, seu detentor deverá colocar o dedo no sensor incorporado à máquina. Verificada a digital, a transação é aprovada.

Especialistas ouvidos pela rede britânica BBC consideraram “sensata” a aplicação da biometria, mas ressalvaram que a tecnologia não é infalível.

Em outubro do ano passado, a Mastercard havia anunciado o lançamento em 12 países europeus de um sistema de pagamento biométrico para facilitar as transações na web. O sistema, chamado Identity Check Mobile, usa as impressões digitais ou o reconhecimento facial para comprovar a identidade do titular de um cartão.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/mastercard-lanca-cartao-de-credito-com-sensor-de-impressoes-digitais-21233474#ixzz4f1BhIq14

Share

Related posts