2D Autenticação de Clientes Controle de Benefícios Identificação de Clientes Identificação de Fraudes Reconhecimento Facial 

Pagamentos podem ser feitos com selfies

Tecnologia de identificação por biometria facial foi adotada por banco brasileiro

Uma selfie segura! Correntistas de um banco brasileiro 100% digital já podem autenticar pagamentos online através de um autorretrato. A tecnologia avançada de reconhecimento facial é capaz de substituir a tradicional senha ou até a impressão digital do usuário.

Nem toda transação digital exige uma selfie para ser autenticada. O processo só é ativado quando o estabelecimento deseja confirmar a compra – o que acontece, por exemplo, em uma compra com valor muito acima de perfil de consumo daquele cliente. Neste momento, o aplicativo do banco envia uma notificação para o usuário. O app abre a tela de reconhecimento facial e tudo o que o indivíduo precisa fazer para confirmar aquele pagamento é dar uma piscadinha…

A biometria facial é extremamente segura; não existem duas pessoas iguais. O Pentágono, nos Estados Unidos, e inclusive diversos aeroportos em todo o mundo já utilizam o reconhecimento facial como forma de identificação.

A tecnologia funciona através da medição de diferentes distâncias e profundidades do rosto como, por exemplo, o comprimento da linha da mandíbula, o tamanho do crânio, a distância entre os olhos, a largura do nariz, entre outras. Ao identificar essas medidas, o rosto do usuário é transformado em uma sequência digital e traduzido para um algoritmo. Como o conjunto de medições do rosto é único para cada pessoa, a precisão do reconhecimento facial é sempre muito alta.

O aplicativo do banco ainda é capaz de identificar se o ambiente estiver com baixa luminosidade e até pode pedir para o usuário tirar óculos, chapéus e bonés para evitar qualquer tipo de falha ou demora na identificação.

Se a impressão digital já conquistou quem usa dispositivos com esta função, a selfie agora está ao alcance de praticamente todo mundo com um smartphone nas mãos. Em um futuro próximo, outra forma de biometria que as instituições financeiras prometem apostar é no nosso batimento cardíaco – que é tão único quanto nossa impressão digital ou medidas do rosto. Já pensou: dedos, selfie e até coração para dizer que você é você mesmo – e com total segurança.

http://tribunahoje.com/noticia/212372/tecnologia/2017/06/04/pagamentos-podem-ser-feitos-com-selfies.html

Share

Related posts