Microsoft estuda acabar com a password

A Microsoft está a desenvolver uma solução que poderá tornar obsoleta a utilização de palavras passe, mecanismo que poderá chegar já à próxima versão beta do Windows 10. De acordo com o Tech Times, os desenvolvimentos que agora são revelados levam, desde logo, ao fim da tradicional palavra passe para fazer login ao sistema, uma solução que poderá passar por um código PIN, reconhecimento facial ou impressão digital.

Trata-se de mais um passo na estratégia que a companhia está a implementar para acabar com mecanismos obsoletos de segurança e aproximar-se das vantagens dos dados biométricos para autenticação. A autenticação com recurso aos dispositivos móveis ou mesmo à certificação FIDO é outra das hipóteses estudadas pela companhia.

É um facto que o Windows 10 já permite o reconhecimento facial para desbloqueio do sistema mas a Microsoft espera aprofundar estas soluções, numa clara estratégia para reduzir margem para a pirataria e dificultar o acesso indevido à informação contida nos computadores.

Share

Related posts